quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Arte de viver!


Quisera eu, ter palavras suficientes para escrever sobre a incrível arte de viver. Mas não tenho! Hoje meu pensamento foi mais além, decidi ir mais a fundo sobre essa palavra de quatro letras que todas as pessoas a possui: VIDA! Como é linda o som dessa palavra. É linda pra você também? Como você vive sua vida? Já parou pra pensar? Bem, pra mim, ela soa lindamente e de forma mágica! Não preciso do muito para viver, eu preciso do pouco, e é a partir desse pouco que tudo se transforma em muito, mesmo não querendo. Às vezes só preciso ficar sozinha, me dá conta do quanto me faço e mostro ser como sou, refletir! Às vezes eu preciso estar com alguém, porque é a partir da relação com o outro que me faço 'presente', somos seres no mundo com os outros. Percebo que é preciso observar mais, pensar mais e sentir mais. A vida é um processo contínuo mas finito, onde há alterações constantes e onde nada está fixo. Estar na vida é um desafio de ser você mesmo, e se é um desafio, corremos riscos constantemente.Corremos o risco de ser eu, de ser você, de ser nós, até quem nao somos ou não queremos, de ser como alguém lhe vê, de ser como alguém queria que você fosse, de fingir ser você. Deve ser muito ruim você viver sem conseguir ser você mesmo, pois você vive a vida preocupada pela maneira como o outro lhe enxerga e nao da maneira que você realmente quer viver, vivendo de fachada, vivendo por trás de máscaras. E quando essa máscara cai, quando você se dá conta, descobre o quanto que sua vida era guiada por aquilo que pensava que deveria ser, e não por aquilo que realmente é. Por fim, descobre que você só existe em respostas as exigências dos outros, parecendo não ter um eu próprio, e que está somente tentando pensar, sentir e se comportar de acordo com a maneira que os outros acreditam que você é. E quem já nao teve que viver assim, ser de um jeito para agradar alguém? Já fiz muito isso, agora não mais, agora me permito ser quem eu sou, do jeito que eu quero ser, desse jeito que gosto de ser. A vida é muito linda para viver se preocupando com os juízos de valor que lhe são atribuídos, permita-se sentir e viver. Vida minha, vida sua, vida feliz, vida vazia, vida longa, vida breve, vida normal, vida louca... A vida não é só isso, é isso tudo. E se você não gostar do que sou? Ahh! Paciência! Aceite o que é diferente de você e "reticências", não digo "ponto final", e porque? Porque "Eu nao sou", "Eu estou sendo a cada instante" [...]




"Eu antes tinha querido ser os outros para conhecer o que não era eu,
entendi que eu já tinha sido os outros e que isso era fácil.
Minha experiência maior seria ser o outro dos outros e o outro dos outros era eu"
(Clarice Lispector)




Hérika Chagas!


2 comentários: